fbpx

Análise de Mercado (XTB): 03 de Fevereiro

Depois de um longo período de férias, a bolsa Chinesa  reabriu, e o índice de Xangai cai quase 8%. O banco central chinês injetou 900 mil milhões de yuans de fundos por meio de operações de recompra reversa e as autoridades chinesas impuseram limites à venda a descoberto para tentar conter o pânico.

?cid=555389 | Análise de Mercado (XTB): 03 de Fevereiro

As quedas foram transversais nos mercados asiáticos. No entanto, depois do aprofundamento das quedas na sexta-feira, as bolsas europeias abriram em correcção, com um gap positivo cerca de 0,5%. Este ligeiro otimismo também teve reflexo no preço do ouro, que iniciou a semana com ligeira queda.

O PM do Reino Unido, Boris Johnson, deu um discurso, esta madrugada, para apreciar o ponto de situação do pós-Brexit, no qual demarca algum distanciamento da UE e que procurará com os antigos parceiros um acordo económico semelhante àquele que a UE tem com o Canadá. A Libra Esterlina tem estado a apreciar fortemente nos últimos dias, mas hoje entrou em forte correção

O preço do petróleo WTI testa o suporte dos 51,5. A procura por esta mercadoria já caiu 20% na China, em resultado do impacto económico do Coronavírus. O vírus continua a ser o centro das atenções dos investidores, numa altura em que o número de vítimas mortais sobe para 361. A OPEP+ planeia reunir-se entre 4 e 5 de fevereiro, em Viena, para apreciar o impacto do Coronavírus no preço do petróleo e, possivelmente, reavaliar as quotas de produção.

No calendário económico de hoje teremos a gigante Alphabet (dona da Google) a divulgarem os resultados trimestrais, dando continuidade à Earning Season dos EUA, que tem sido o único fator a contrabalançar positivamente o pânico contagiante da China.

Para além disso, teremos PMIs de manufatura do Reino Unido (9:30), do Canadá (14:30), e diversos índices dos EUA (15:00), índices de preços, de emprego e ISM de manufatura.

?cid=555389 | Análise de Mercado (XTB): 03 de Fevereiro

Autor: André Pires, Analista na XTB