fbpx

Bitcoin apresenta ganhos de 25% desde o início de 2020

A Bitcoin atingiu os 9.000 dólares e os traders aguardam pacientemente…

Dados retirados do Coin360 mostram que o par BTC/USD está a crescer significativamente, tendo atingido a meta dos 9.000 $ esta 6ª feira, e assegurando a tendência positiva (bullish) que se vem registando nos últimos tempos.

mercado criptomoedas, Jan 2020
Fonte: Coin360

Na hora de lançamento desta notícia, verificava-se uma pequena retração no preço. Fixando-se este, na ordem dos 8.900$, correspondentes a um ganho superior a 3% numa análise diária, e a 16% na performance semanal. Quem possui Bitcoin desde o mês passado, regista um ganho mensal de 35%.

Um “cheirinho” de Análise Técnica…

Preço Bitcoin: 2018-2019
Preço Bitcoin: 2018-2019; Fonte: Tradingview

A média móvel de 200 dias (representada no gráfico como “MM 200”), que tem servido como uma das principais resistências (termo técnico que representa um preço que determinado ativo tem dificuldade em ultrapassar), atualmente, ronda também os 9.000 dólares.  Se esta meta for ultrapassada, estima-se que os 10.000$ representem a próxima “fronteira”.

Apesar desta tendência, a Bitcoin não deixou de apresentar uma volatilidade acima do normal para os analistas mais atentos.

A hash rate  (medida que estabelece a rapidez com que um computador consegue completar uma operação no código da Bitcoin) também atingiu um máximo histórico esta 5ª feira. O maior valor registado atingiu os 149 quintiliões de hashes por segundo. Isto é importante, na medida em que, na mineração, uma alta hash rate aumenta a probabilidade dos mineradores resolverem o bloco seguinte da rede, tornando a Blockchain mais eficiente.

Numa perspetiva mais subjectiva, se tomarmos em consideração o número de pesquisas de “Bitcoin” no Google como fator de avaliação do interesse global na criptomoeda, registam-se hoje, números que não se viam desde Outubro do ano passado. De acordo com as estatísticas do Google Trends.

Performance das altcoins

Caso não estejas familiarizado, o termo altcoins diz respeito a todas as criptomoedas alternativas à Bitcoin.

No global, estas criptomoedas têm replicado (com maior ou menor variação) a tendência bullish da Bitcoin. Entre as 20 criptomoedas com maior valor de mercado (market cap.), a Ethereum Classic (ETC) vai na liderança, registando um crescimento acima dos 30% (de ontem para hoje) para os 9.82$.

A Ethereum (ETH), a moeda-mãe da ETC e a maior altcoin, apresenta o crescimento de 6.5%, sendo atualmente transacionada na casa dos 172 dólares.

Preço Ethereum: Jan 2020
Preço Ethereum (5 dias); Fonte: Tradingview

Outros “top performers” do dia são a Chainlink (Link) e a Cosmos (Atom), que cresceram ambas na ronda dos 17% nas últimas 24 horas.

O mercado das criptomoedas em geral apresenta um market cap. de 245.6 biliões de dólares, com a Bitcoin a deter 66% do total.

 

 

Fonte: Cointelegraph

Sobre o Autor:
Fundador - Jornal da Moeda

Alumni das Universidades Católica Porto e FEP. Com experiência nas indústrias de mercados financeiros, criptomoedas e marketing digital.

Fundador do Jornal da Moeda.