fbpx

Dash Info

DASH/EUR DigitalCash
24h High:
24h Low:
24h Open:

Dash (DASH)

Informação Técnica

 

INVESTIR EM DASH

Dash – História e Origem

Lançada em 2014, a Dash era originalmente conhecida como Darkcoin e estava direcionada para atribuir ao usuário total privacidade e anonimato. Na verdade, o Whitepaper deste projeto descreve a Dash como “a primeira moeda criptográfica centrada na privacidade”.

Na co-autoria deste projeto está Evan Duffield, interessado por tecnologia desde os 16 anos, começou a carreira na indústria Tech aos 20.

Em 2010, Even entrou no mundo das Fintech (empresas financeiras que atuam com recurso à tecnologia), o que o levou a tirar o certificado Series 65, tornando-se assim consultor de investimentos licenciado. Foi aquando dos estudos para este exame que ouviu falar pela primeira vez da Bitcoin…

O quão diferente é a Dash da Bitcoin?

A maior diferença reside no algoritmo. Sem entrar muito em detalhe vamos apenas dizer que a Dash usa um método de aprovação das transações diferente da Bitcoin, Proof-of-Stake e Proof-of Work respectivamente.

Para além disso, a Dash é também pioneira no que diz respeito a um modelo de auto-financiamento que lhe permite ter liquidez para financiar novas ferramentas e projetos dentro da sua blockchain. Este modelo tem a seguinte repartição de recompensas quando um novo bloco é criado na rede:

  1. Masternodes – 45%
  2. Mineradores – 45%
  3. Tesouro – 10%

Existem criptomoedas concorrentes?

Sim. A Litecoin e a Bitcoin Cash são ambos bons exemplos de altcoins com ambições semelhantes às da Dash – tornarem-se um meio de pagamentos nas transações do dia-a-dia.

Na verdade, a introdução da Lightning Network trás à própria Bitcoin capacidade para ameaçar ocupar o terreno que a Dash tem em vista.

Perspectivas futuras da Dash

Numa entrevista à Bloomberg, Ryan Taylor, atual CEO da Dash afirmou que a procura por criptomoedas estava a aumentar na América do Sul…

Estamos a assistir a uma enorme procura na Venezuela através dos nossos inquéritos nas nossas linhas de suporte, enquanto cada vez mais pessoas se juntam aos nossos fóruns e chats

Na mesma medida, a Dash tem também investido em investigação. Esta aposta passa por:

  • Um fundo de investigação em “blockchain development”, em parceria com a Universidade de Arizona;
  • Uma bolsa de estudos para investigação em pós-graduação sobre o mesmo tópico.

De acordo com Ryan Taylor, a parceria com a Universidade de Arizona foca essencialmente questões de escalabilidade. Pois, segundo Ryan, esta é um dos maiores entraves comerciais no mundo das criptomoedas.

INVESTIR EM DASH