fbpx

Litecoin Info

LTC/EUR Litecoin
24h High:
24h Low:
24h Open:

Litecoin (LTC)

Informação Técnica

 

INVESTIR EM LITECOIN

O que é a Litecoin?

A Litecoin apresenta-se no próprio website como “uma moeda digital P2P que permite pagamentos a um custo quase nulo para qualquer pessoa no mundo”. Diz-se ser a “prata” das criptomoedas, uma vez que é uma moeda que usa as bases da Bitcoin (anonimato e descentralização), mas com o intuito de ser mais rápida e mais barata.

Bitcoin vs Litecoin

À data do lançamento da Litecoin, Outubro de 2011, a Bitcoin apresentava problemas relacionados com a questão da mineração. As gráficas ASICS tinham passado a ser as mais eficientes e muitas empresas tinham-se estabelecido no sentido de serem mineradores de BTC.

Automaticamente, os ASICS passaram a ser responsáveis pela maior parte de mineração de Bitcoins, visto que, estas empresas aproveitavam-se das economias de escala para ganhar vantagem competitiva sobre os indivíduos que dantes tinham oportunidade de minerar Bitcoins através dos seus computadores pessoais.

Charlie Lee

Sendo como Diretor de IT na Coinbase, ou como tweeter assíduo… Charlie Lee, construiu a sua presença na Indústria das Criptomoedas. Charlie tem uma extensa carreira em programação de software, tendo-se iniciado na tecnologia Blockchain em 2011.

Este antigo trabalhador da Google, quando se apercebeu do entrave à escalabilidade que a Bitcoin apresentava, decidiu criar o seu projeto em blockchain, partindo dos seguintes pressupostos:

      • Mais moedas: 84 milhões (vs 21M – BTC);
      • Confirmações das transações mais rápidas: 2,5 minutos (vs 10 min. BTC);

Relação com a Litecoin…

Em Outubro de 2011, Lee criou este projeto como complemento à Bitcoin. A sua ambição não era que a Litecoin ultrapassasse a Bitcoin mas que servisse como auxiliar em transações com características diferentes.

Em Julho de 2013, Lee deixou a sua posição na Google para continuar a sua carreira dentro da área pela qual era apaixonado a tempo inteiro. É aí que Charlie integra a equipa da Coinbase (reconhecida exchange de criptomoedas).

Porém, em Dezembro de 2017, dadas as acusações de manipulação de preços a que era constantemente sujeito nos seus tweets, Charlie Lee decide vender e doar todas as suas Litecoins, deixando a seguinte mensagem:

  • Sempre que posto um tweet sobre o preço da Litecoin,  boas ou ATÉ más notícias, sou acusado de o fazer em benfício próprio (…), é um conflito de interesses para mim, armazenar LTC e tweetar sobre ela (…)”

    INVESTIR EM LITECOIN