fbpx

Destaques da Semana: 04 de maio

Ao fim deste fim-de-semana prolongado, os índices europeus iniciam a sessão de segunda-feira em queda.

O gap em baixa do DAX foi de quase 4%. Embora o índice tenha fechado parte da diferença de preço ao longo da sessão asiática.

INVESTIR EM AÇÕES

As bolsas estão a reagir a comentários de Mike Pompeo e do presidente Donald Trump, que poderão indicar um aumento de tensões entre os EUA e a China

Mike Pompeo declarou que existem fortes evidências de que a Covid-19 teve origem no laboratório de Wuhan. Enquanto isso, Trump alerta a China de que, caso não cumpra o acordo comercial de compra de produtos agrícolas norte-americanos, os EUA revogarão o acordo, assinado a 15 de janeiro. 

Também os futuros dos índices americanos apontam para uma abertura em baixa, hoje. E as estatísticas da pandemia, certamente, não estão a ajudar a melhorar o sentimento, visto que a taxa de contágios teima em não descer. 

Por outro lado, o Reino Unido deverá iniciar negociações comerciais com os Estados Unidos esta semana, o que poderá ser um raio de esperança para os investidores

Coronavírus

O número total de casos confirmados de coronavírus já excedeu os 3,5 milhões. Embora 1.15 milhões de pessoas tenham recuperado, o número total de vítimas mortais é atualmente superior a 248 mil.

Para os Estados Unidos da América, Trump diz que são esperadas entre 75 a 100 mil mortes nos Estados Unidos (conta já com 68,6 mil).

Destaques da semana: 04 de maio
Número de novos casos de coronavírus, fora da China

Petróleo

Para já, a depressão nos mercados contagia o mercado de petróleo, que volta às quedas, embora modestas. O WTI (West Taxes Intermediate) tem conseguido aguentar-se acima do suporte dos 20 dólares por barril

Calendário Económico

Hoje, o calendário económico é leve, como é de se esperar a uma segunda-feira:

  • Os dados de encomendas industriais dos EUA referentes ao mês de março serão divulgados às 15:00 e poderão desencadear um agravamento da aversão ao risco, caso ocorram uma queda de dois dígitos.
  • O BPI publica o seu relatório de resultados trimestrais.

Na quarta-feira, os CTT e a NOS também publicarão os resultados trimestrais. Quinta-feira será a vez da EDP. Estas publicações poderão dar uma boa indicação de qual está a ser o impacto da pandemia no nosso país, existindo também a possibilidade de uma reação com fortes oscilações por parte do PSI-20.

?cid=589647 | Destaques da Semana: 04 de maio
Sobre o Autor:
Fundador - Jornal da Moeda

Alumni das Universidades Católica Porto e FEP. Com experiência nas indústrias de mercados financeiros, criptomoedas e marketing digital.

Fundador do Jornal da Moeda.