fbpx

Destaques da Semana: 17 de Agosto

A Espanha começou a implementar novas medidas restritivas, para controlar a taxa de infeções de Covid-19 que é uma das mais altas da Europa. O número diário de novas infeções tem aumentado desde fim do confinamento, a 21 de junho. Depois de uma reunião de emergência na última sexta-feira, o governo espanhol, anunciou o encerramento de bares e discotecas. As pessoas também estão proibidas de fumar em zonas públicas – se não for possível respeitar o distanciamento social.

França ultrapassou, pelo segundo dia consecutivo, a barreira dos 3 mil novos casos da infeção. O uso de máscara passou a ser obrigatório em novos bairros, como nos Campos Elísios, em Paris. Mas para alguns turistas as novas regras não são claras.

Itália também decidiu encerrar as discotecas e tornou obrigatório o uso de máscaras à noite em locais públicos. Segundo as autoridades italianas, a origem dos novos contágios está associada à chegada de turistas ao país, a cidadãos italianos que regressam de férias no estrangeiro e a atividades de lazer noturnas.

A Grécia aumentou a lista de países considerados de risco. Até o final de agosto, os passageiros vindos da Bélgica, República Checa, Países Baixos, Espanha e Suécia enfrentam restrições para entrar no país e terão de fornecer um resultado negativo do teste da Covid-19, com menos de 72 horas.

Quanto aos EUA e China adiaram a primeira fase do acordo comercial, que esteve planeado para começar no sábado passado.

Coronavirus Europa

EUA

Índices americanos a fecharem de forma mista na sessão de sexta-feira. Dow Jones a fechar acima dos 1,8%, S&P500 a valorizar cerca de 0,7% mas o Nasdaq a fechar de forma lateralizada.

O presidente dos EUA continua a aumentar as tensões entre as duas economias. Trump já manifestou a intenção de impor novas medidas contra mais empresas chinesas, nomeadamente a grande empresa de e-commerce, Alibaba.

Na sexta-feira, ordenou ainda que a ByteDance se afastasse das operações da TikTok nos Estados Unidos num prazo de 90 dias.

A Congresswomen, Nancy Pelosi, anunciou que irá reunir no congresso no final desta semana para tratar de questões relacionadas com os Correios dos EUA.

A The Food and Drug Administration (FDA), aprovou um novo teste de coronavírus baseado em saliva nos Estados Unidos.

Acordo EUA com China

Mercados Asiáticos

Durante a sessão asiática conseguimos observar uma mudança de comportamento do mercado, saindo do registo das últimas semanas onde os principais índices Asiáticos registaram ligeiras quedas na abertura, com o Nikkei a cair cerca de 0.61%, S&P/ASX 200 a cair 0.8% e o Kospi a cair mais de 1.23%.

Na Nova Zelândia, as eleições foram adiadas de 19 de Setembro para o dia 17 de Outubro devido à questão da resolução da pandemia que volta a assombrar novamente aquele que fora um dos modelos a seguir ao combate da pandemia.

Ainda na Nova Zelândia, o banco ASB reviu em baixa a previsão relativamente à taxa de juro para o início do ano de 2021 feita pelo Banco Central Neozelandês.

Dados referentes ao 2º trimestre do ano do PIB japonês a saírem abaixo daquilo que era esperado,  -7,8% trimestre / trimestre (vs. previsão-7,5%)

O Banco Central da China (PBOC) oferece 700 mil milhões de yuans em linha de crédito de médio prazo.

Especial Coronavírus

A pandemia já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas.

Uma análise às bases de dados da OMS, do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças e do Centro Chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças mostrou “bastantes inconsistências” nos dados relativos à Covid-19.

COVID-19

Forex

AUD e EUR em destaque sendo dos majors aqueles que registaram uma maior valorização na abertura do mercado enquanto que o NZD e CAD registaram a pior performance do dia.

A liquidez e o volume tradicionalmente drenados durante esta pausa extrema dos mercados no verão, vão precisar de mudanças sistémicas de um fator como a pandemia, recessão ou estímulo para substituir.

Enquanto isso, o dólar pode-se encontrar numa posição melhor para romper o congestionamento recente.

Deixa um comentário