fbpx

Destaques da Semana (XTB): 16 de Março

A Reserva Federal estimula a economia…

Fez um corte na taxa de emergência de 100 pontos base durante o fim-de-semana. Isto coloca a taxa em mínimos históricos, num intervalo entre 0% e 0,25%.

Também decidiu lançar um enorme programa de flexibilização quantitativa, no valor de 700 mil milhões de dólares, esta medida têm por fim limitar o impacto negativo do surto de coronavírus, mas os investidores entraram em pânico.

S&P500 e DAX continuam a cair

Os contratos de futuros de S&P 500 caíram para o limite inferior de negociação (-5%), e na abertura da sessão europeia, o DAX caiu mais de 8%. Escusado será dizer que as quedas foram transversais nos índices europeus. 

“Resposta ao Coronavírus”, Centeno lidera videoconferência com G7

A videoconferência dos líderes do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, EUA) será o foco das atenções dos investidores hoje. A Conferência será às 14:00, e o tópico da chamada será a “resposta ao coronavírus”. Uma ação conjunta e concreta por parte do grupo poderia melhorar significativamente o sentimento nos mercados. Também ainda hoje os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se sob a liderança de Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, para uma videoconferência com o mesmo tema. 

?cid=568778 | Destaques da Semana (XTB): 16 de Março


Coronavírus, quase nenhum ativo tem escapado ao seu impacto

O número de casos confirmados de coronavírus é de quase 170.000, dos quais 77.781 são pacientes recuperados, o de vítimas mortais aumentou para mais de 6.500 e o número de mortes na Europa ultrapassou os 2.000. Um total de 13 países notificou mais de 1.000 casos, incluindo 9 países europeus.


A cidade de Nova York só permite serviços de entrega a bares e restaurantes. Los Angeles também ordenou o fecho de restaurantes, bares e discotecas. A Apple fechou todas as suas lojas fora da China. A CDC (agência de controle e prevenção de doenças dos EUA) recomenda adiar reuniões de mais de 50 pessoas.

Economia Chinesa dá sinais de fraqueza


A produção industrial chinesa caiu 13,5% y/y no período de janeiro a fevereiro, também as vendas no retalho caíram 20,5% y/y enquanto os investimentos caíram 24,5% y/y. Em todos os casos, os resultados foram muito piores do que o esperado.

Petróleo continua a cair


Os Estados Unidos ponderam aproveitar os preços baixos e criar reservas estratégicas de 77 milhões de barris de petróleo, porém o preço do petróleo abriu a semana com um gap negativo de mais de 5%.

Yen, libra e franco valorizam a medida que emergentes perdem valor

O yen japonês, a libra britânica e o franco suíço são as divisas que vais apreciam no G10, enquanto a coroa norueguesa, o dólar australiano e o dólar canadense lideram as perdas enquanto a maioria das moedas emergentes deprecia em relação ao USD.

O Banco do Japão mudou a sua reunião de política de quinta-feira para hoje. Os legisladores japoneses duplicaram a meta para compras líquidas de ETF e introduziram um programa de empréstimos para empresas atingidas pela epidemia. Na Nova Zelândia, o RBNZ reduziu as taxas em 75 pontos base.

Deixa um comentário