fbpx

Destaques da Semana (XTB): 23 de Março

A nova semana abre os mercados a dar continuidade à liquidação que temos vindo a observar nos últimos tempos.

Os índices europeus abriram em queda, com o Dax a abrir com um gap de 5%. No entanto, os índices têm procurado fechar o gap de abertura nas primeiras horas de negociação.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acionou, pela primeira vez na história, a cláusula de exclusão das regras de disciplina orçamental determinadas pelo PEC, o que desobriga os governos a terem um défices inferiores a 3% do PIB. 

Na Alemanha, o governo deverá aprovar hoje um aumento de 356 mil milhões de euros no endividamento público, com o objetivo de suportar o impacto económico do novo coronavírus.

?cid=568778 | Destaques da Semana (XTB): 23 de Março

Um pacote cada vez maior procura aprovação no senado dos EUA, para um programa de combate à pandemia. No entanto, no domingo, os democratas do Senado bloquearam a proposta, o que coloca em risco a sua aprovação nesta segunda-feira.

Donald Trump, ainda assim, disse estar confiante numa chegada a acordo. Porém, os futuros dos EUA reagem mal a esta notícia, com os índices a caírem mais de 2%. A ausência de novas informações antes da abertura da sessão de Wall Street poderá pressionar o sentimento de mercado dos investidores americanos. 

O número de casos confirmados de coronavírus aumentou para 339 234, com 99 000 recuperados, enquanto o número de vítimas mortais subiu para 14.703. Mais estados dos EUA ordenam que os residentes fiquem em casa. A chanceler alemã Angela Merkel foi colocada em quarentena depois de ter estado em contato com uma pessoa infectada.

O McDonald’s fechará restaurantes no Reino Unido e na Irlanda a partir de hoje. E o Comitê Olímpico Internacional está a pensar em opções para os Jogos de Tóquio.

Vladimir Putin não mostra pressa em acabar com o braço de ferro com a Arábia Saudita, arrastando uma situação que tem tido muitos danos colaterais em produtores de menor porte. 

Os produtores de xisto dos EUA decidiram iniciar negociações com a OPEP sobre a situação do mercado de petróleo. No entanto, nenhum detalhe das negociações surgiu no fim de semana. E o Petróleo volta a cair na abertura da sessão de hoje. 

O calendário económico de hoje está quase vazio. O foco dos mercados será a disseminação do coronavirus e a resposta dos governos à situação, particularmente nos EUA. 

?cid=568778 | Destaques da Semana (XTB): 23 de Março

Deixa um comentário