fbpx

Destaques da Semana (XTB): 30 de Março

Os temas em destaque esta semana são:

  • Coronavirus (dados)
  • EUA: políticas de combate ao Covid-19
  • Mercados Financeiros: Flutuações nos preços dos Índices Europeus e no Petróleo

Coronavírus

Durante o fim-de-semana, a situação pandémica não deu tréguas.

O número de casos confirmados de coronavírus saltou para mais de 720 mil, com o número de recuperados total nos 151 mil. O número de vítimas mortais aumentou para quase 34 mil.

?cid=568778 | Destaques da Semana (XTB): 30 de Março

EUA

Na sexta-feira, o Senado Americano aprovou o pacote de 2,2 biliões de dólares para o combate ao Covid-19, tendo o presidente Trump já assinado o projeto.

Embora os dados continuem assustadores, o aumento de novos casos e as mortes abrandou um pouco menores ontem. Nos EUA existem já 142 mil casos de infeção. Segundo Trump, o pico da epidemia deverá ocorrer daqui a duas semanas, e o presidente parece abandonar a ideia de reabrir a economia na Páscoa.

Mercados Financeiros

  • Indíces

Dadas estas notícias, a sessão europeia iniciou a semana com alta volatilidade, com o Dax (índice alemão) a abrir em queda, mas chegando a subir 3% acima da cotação de fecho de sexta. Neste momento, negoceia perto do valor de abertura, mas com tendência de descida. Este comportamento vê-se espelhado nos futuros dos índices de Wall Street.

Entretanto, muitos índices europeus, como o francês e espanhol, estão sobre forte pressão de queda.

  • Petróleo

O petróleo abre em queda de mais de 5%, pela falta de um horizonte a anunciar o fim da situação neste mercado. A agravar a situação, depois do acordo falhado da OPEP, a partir de quarta-feira, os seus membros estarão desobrigados e poderão aumentar a produção de petróleo.

Nem a Rússia nem a Arábia Saudita dão sinais de querer interromper o braço de ferro, com o vice-ministro russo da Energia, Sorokin, a dar a entender que 25 dólares o barril não seriam uma catástrofe para Moscovo.

  • Calendário Económico

No calendário económico de hoje, Donald Trump tem programada uma entrevista na Fox News no início da tarde (12:55), que pode desencadear alguns movimentos nos mercados. Para além disso, às 13:00 serão publicados índices de preços do consumidor (IPC) da Alemanha. É pouco provável que os investidores reagem a estes valores. 

INVESTIR NOS MERCADOS

Deixa um comentário