fbpx

Destaques da Semana (XTB): 6 de Abril

Índices europeus e futuros americanos optimistas

Os investidores vieram de fim-de-semana com vontade de investir e o sentimento de mercado melhorou significativamente. Os índices europeus iniciam a sessão em alta, e já subiram mais de 4%, bem como os futuros dos índices americanos. A animar os mercado temos os dados estatísticos da pandemia. A taxa de morte tem diminuído na Itália, França e Espanha e o número de novos casos confirmados também está a diminuir. No entanto, o número de dias não permite confirmar ainda uma reversão da tendência.

Dados optimistas para o Covid-19

Também do lado das boas notícias está a ser desenvolvida uma possível medicação para combater o vírus em Portugal. Os dados de encomendas industriais na Alemanha, divulgados às 7:00, forma melhores do que o esperado. No entanto, estes dados referem-se a Fevereiro, pelo que não incorporam boa parte do impacto do Covid-19.

O epicentro da pandemia é agora, com boa margem, os EUA, onde se confirmam 330 mil casos e o crescimento continua exponencial. O número de casos confirmados de coronavírus a nível mundial aumentou para 1.274 milhões. O número de vítimas mortais é de 69.468. Mais de 250 mil pessoas já recuperaram. 

Dada a fragilidade dos fundamentos do sentimento atual do mercado, é provável que vejamos uma reversão do sentimento durante a semana.

Reunião da OPEP + adiada para quinta-feira

Na contra-mão dos índices, o mercado de petróleo está sobre pressão de queda. Brent e o WTI caíram cerca de 8% na abertura da sessão em resultado do adiamento da reunião da OPEP + para quinta-feira, 9 de abril (se não for mais tarde). Diz-se que o adiamento é causado por uma discussão entre a Arábia Saudita e a Rússia. No entanto, o petróleo tem recuperado ao longo da manhã e já corrigiu boa parte da queda.

Caso os principais produtores não aumentem os preços, os EUA aplicarão tarifas sobre as importações de petróleo não-americano para proteger o sector de energia doméstico.

Trump
INVESTIR NOS MERCADOS

Libra Esterlina começa a semana a perder

A Libra Esterlina deprecia esta manhã, com a notícia de que o primeiro-ministro britânico, Johnson, foi internado no hospital devido ao coronavírus.

Eventos de alto interesse no Calendário Económico desta semana

No calendário económico de hoje não serão divulgado dados de relevo. No entanto, olhando para a semana, teremos as atas da Fed na quarta-feira (7:00), a possível videoconferência da OPEP+ na quinta-feira, também na quinta, as atas do Banco Central Europeu (12:30) e IPC dos EUA de março na sexta-feira (13:30).

INVESTIR NOS MERCADOS

Deixa um comentário