fbpx

Dívida Pública Portuguesa cresce € 1.3 mil milhões só no último mês

O Banco de Portugal divulgou as mais recentes estatísticas da dívida pública portuguesa, revelando que esta se situa nos 280,4 mil milhões de euros em Maio de 2022. Indicando, assim, um aumento em 1,3 mil milhões de euros desde o mês passado.

De acordo com o Banco Central, este acréscimo reflectiu o empréstimo concedido pela Comissão Europeia ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (0,6 mil milhões), emissões líquidas de títulos de dívida (0,4 mil milhões de euros) e o aumento de responsabilidades em depósitos (0,3 mil milhões).

Novo Recorde, mas…

Com os valores apresentados pelo Banco de Portugal, o país atinge assim um novo recorde ao permitir o acumular da sua dívida até aos 280 mil milhões de euros, o maior valor de sempre.

Gráfico: Dívida Pública portuguesa acumulada desde 2017
Dívida Pública portuguesa acumulada desde 2017. Dados Pordata.

No entanto, desde que há registo que o acumulado anual da dívida pública portuguesa aumenta, pelo que este novo recorde apenas segue a tendência.

Apesar de tudo, a redução da dívida pública é uma das recomendações feitas pela Comissão Europeia a Portugal, sublinhando que o país está a enfrentar desequilíbrios macroeconómicos persistentes, relacionados com a elevada dívida externa, privada e pública num contexto de um crescimento baixo da produtividade

Não obstante, Bruxelas estima que Portugal se encontra num “caminho favorável” para reduzir a sua dívida, apontando para a constante diminuição da dívida pública em percentagem do PIB como um exemplo disso mesmo.

Rácio da Dívida Pública em percentagem do PIB

Apesar de, em valores absolutos, Portugal ter alcançado a maior divida pública acumulada até à data, se a analisarmos a par do produto interno bruto português, o cenário é diferente.

De acordo com o Banco de Portugal, no 1º trimestre de 2022, a dívida em percentagem do PIB tinha diminuído 0,4 pontos percentuais, situando-se nos 127%.

Gráfico: Dívida pública portuguesa em % do PIB
Dívida pública portuguesa em % do PIB. Dados Pordata.

A redução da dívida em percentagem do PIB observada no primeiro trimestre reflecte uma tendência evidente nos últimos 7 anos de governação, se não tivermos em consideração os anos de 2016 e 2020.

É também claro que esta é uma tendência que o atual Governo pretende manter, tendo inscrito no Orçamento de Estado – aprovado esta semana – o objectivo de baixar o rácio da dívida pública portuguesa para os 120,7% do PIB até ao final deste ano, e para os 101,9% até 2026.

Se a meta de 2026 for alcançada, irá representar uma redução do rácio da dívida pública em mais de 30 pontos percentuais em apenas 6 anos, dado o rácio ter atingido os 138,9% do PIB no primeiro trimestre de 2021, o seu maior valor até à data.

Deixa um comentário