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Escândalo da Wirecard: Reino Unido desbloqueia o dinheiro dos clientes!

O órgão fiscalizador financeiro do Reino Unido – FCA – suspendeu as restrições à empresa de pagamentos alemã Wirecard, permitindo que retome as atividades de pagamento anteriores.

Este escândalo da Wirecard apesar de ter uma duração curta, teve bastantes repercussões para os lesados!

FCA-Logo
FCA Logo

A Financial Conduct Authority (FCA) impôs restrições ao braço da empresa no Reino Unido após seu colapso na semana passada.

Milhares de pessoas ficaram sem qualquer tipo de acesso a montantes ou a fazer pagamentos através de aplicativos como resultado.

“O nosso objetivo principal, tem sido proteger os interesses e o dinheiro dos consumidores”, afirmou este órgão fiscalizador.

Os clientes devem agora, ou muito em breve, poder usar seus cartões como de costume.

Woolard, principal executivo interino da FCA, disse ao programa Today da BBC que a FCA “impôs condições muito estritas” à subsidiária da Wirecard no Reino Unido, com sede em Newcastle, que teve efeitos indiretos para cerca de 70 empresas de pagamentos.

“Quando fizemos isto, estávamos totalmente conscientes de que existem pessoas realmente vulneráveis ​​que dependem desses serviços.”

Christopher Woolard

Woolard também afirma que a FCA passou os últimos dias a certificar-se de que o dinheiro das pessoas do Reino Unido está agora protegido em contas bancárias deste país com condições restritas.

Woolard

“O que isto significa é que, se os utilizadores tiverem um cartão direto da Wirecard ou de uma destas 70 firmas que dependem deles, estes cartões devem começar a funcionar hoje”

Na passada terça-feira de manhã, a Wirecard divulgou um comunicado a dizer que alguns clientes poderiam encontrar-se impossibilitados de fazer transações, mas a empresa antecipou que o atraso não duraria mais de 24 horas.

Várias empresas de tecnologia britânicas foram forçadas a suspender os serviços devido às restrições da FCA, deixando milhares de contas bloqueadas. Os cartões de pagamento da empresa online Pockit, por exemplo, foram bloqueados porque usavam um serviço de processamento de pagamentos de propriedade da Wirecard.

Testemunho

Escândalo da Wirecard! Dawn Guilfoyle foi uma das muitas vítimas deste processo.

Wirecard: “É muito mau. Fiquei sem nada”

Dawn Guilfoyle – vítima do escândalo da Wirecard

Dawn Guilfoyle é um dos milhares de indivíduos que foram impedidos de usar os seus cartões de débito devido ao fracasso da grande empresa alemã de pagamentos Wirecard.

“Quando o gás disparar, não terei dinheiro para comer ou água quente.”

O cartão de Guilfoyle, da empresa on-line Pockit, foi congelado porque o regulador financeiro do Reino Unido, a Financial Conduct Authority (FCA), quer garantir que o dinheiro esteja seguro. É um dos dezenas de cartões de pagamento e cartões em moeda estrangeira que foram bloqueados porque usavam um serviço de processamento de pagamentos pertencente à Wirecard.

A filial da Wirecard no Reino Unido insistiu que o problema era “temporário” e que estavam a ser feitos progressos.

Fintechs do RU foram forçadas a suspender serviços após o escândalo da Wirecard!

Clientes de várias empresas financeiras digitais britânicas não conseguiram efetuar pagamentos ou acessar as suas contas durante o dia 26/07, com o colapso da empresa alemã de pagamentos Wirecard, causando problemas nas fronteiras.

Este escândalo da Wirecard na quinta-feira fez a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) impor restrições à unidade da empresa no país.

Isto forçou empresas que dependiam dos serviços da Wirecard a suspender temporariamente os seus próprios serviços, levando dezenas de clientes a reclamar nas redes sociais sobre não conseguir ter acesso a serviços básicos – e, em última instância, ao seu dinheiro.

O emissor de cartões – Curve – detectou a interrupção temporária dos seus serviços e orientou os seus clientes a usar pagamentos alternativos, enquanto o provedor de contas Pockit disse que as contas dos clientes iam ficar inacessíveis durante um curto período e que está a trabalhar com a FCA para encontrar uma solução.

A FCA disse que as regras protegem e devolvem o dinheiro do cliente caso uma empresa entre em falência.

“A Wirecard está sob a exigência dos Regulamentos sobre Dinheiro Eletrônico para manter as medidas apropriadas para proteger o dinheiro dos clientes”, afirmou o órgão fiscalizador financeiro do Reino Unido.

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“Os efeitos indiretos do escândalo da Wirecard representaram um grande teste para as empresas digitais, que frequentemente dependem de serviços de back-end fornecidos por empresas maiores.”

Sarah Kocianski, chefe de pesquisa da consultoria fintech 11:FS
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