fbpx

Governo já publicou as tabelas de retenção na fonte. Saiba quanto vai pagar de IRS em 2020

O Governo publicou hoje, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS em 2020.

No diploma publicado pode-se ler o seguinte:

“As tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de IRS“.

Caso não esteja familiarizado, IRS é a sigla para Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Ou seja, é o imposto que tributa o rendimento dos contribuintes em Portugal. Basicamente determina quanto é descontado nos salários dos trabalhadores todos os meses.

Este imposto serve como instrumento que permite ao Estado arrecadar receita ao longo do ano, de forma a cobrir as suas despesas. 

A reconhecida consultora internacional PWC, criou um simulador gratuito que permite ao utilizador estimar o IRS devido em 2020, e comparar a futura diferença de rendimento líquido face ao ano de 2019. Caso prefira, deixamos-lhe aqui o documento oficial com as tabelas para este ano.

Note-se que o IRS é um imposto direto sob o rendimento das famílias que varia consoante vários fatores, nomeadamente:

  • número de dependentes,
  • estado civil (casado ou solteiro)

Consulte também o resumo do debate do Orçamento de Estado 2020.

Sobre o Autor:
Fundador - Jornal da Moeda

Alumni das Universidades Católica Porto e FEP. Com experiência nas indústrias de mercados financeiros, criptomoedas e marketing digital.

Fundador do Jornal da Moeda.